Coalizão Embalagens

Coalizão Embalagens

Juntos pela logística reversa

Coalizão Embalagens

A Coalizão Embalagens, formada em 2012, é o grupo de 14 organizações representativas do setor empresarial de embalagens que, em 2015, assinou o acordo setorial federal para implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Produtos não Perigosos. Esse acordo é um compromisso para implementar a logística reversa no Brasil e atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As 14 organizações representam cerca de 850 empresas, entre fabricantes de matérias-primas para embalagens, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos usuários de embalagens dos setores de alimentos, bebidas, produtos para animais de estimação e tintas, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados.


Mas, afinal, o que diz o acordo setorial?

No documento, assinado em 25 de novembro de 2015, a Coalizão se compromete a assegurar que as embalagens que chegam ao mercado sejam corretamente descartadas e recicladas.

Para isso, a Coalizão promove ações de educação e conscientização, de estrutura e capacitação e de cooperação entre os atores da cadeia de valor da logística reversa.


Depoimentos

A Coalizão Embalagens une esforços para promover a conscientização a respeito da responsabilidade compartilhada entre empresas, população e prefeituras; apoiar a capacitação de cooperativas e catadores de resíduos recicláveis; e unir experiências para implementar a logística reversa de modo eficaz num ciclo virtuoso da cadeia produtiva.

César Faccio, secretário executivo da Coalizão Embalagens


Associações que fazem parte da Coalizão Embalagens:

Usuárias, fabricantes e distribuidoras

Usuárias de embalagens

abia
abinpet
abiove
abir
abpa
abrape
abrafati
aslore
sindicerv

Fabricantes de matérias-primas e/ou embalagens

abipet
abiplast
iba
plastivida

Distribuidores de produtos industrializados

abad