Coalizão Embalagens

Nova fase do “Separe. Não Pare” usa redes sociais para conscientizar sobre o descarte correto de embalagens

Publicado em: às 14:19 por: @ Releases
COMPARTILHE:
Nova fase do “Separe. Não Pare” usa redes sociais para conscientizar sobre o descarte correto de embalagens

São Paulo, 22 de outubro de 2019 – A Coalizão Embalagens, formada por 14 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial Federal –um compromisso voluntário para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral (Acordo Setorial)– lança uma nova etapa do movimento “Separe. Não Pare”.
Nessa etapa, o objetivo é usar as redes sociais do e e o portal www.separenaopare.com.br para informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos, por meio de conteúdos digitais.
O “Separe. Não Pare” é uma das ações da Coalizão em prol do compromisso pela Logística Reversa de embalagens pós-consumo, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS instituída pela Lei 12.305/2010).
Parte dos desafios de implementação da Logística Reversa é a conscientização sobre a responsabilidade compartilhada entre empresas, prefeituras e população, essa última responsável por separar as embalagens dos produtos usados. Um dos focos do movimento é sensibilizar a sociedade para a importância da separação do resíduo doméstico reciclável e do destino adequado, seja para cooperativas de catadores, ou em pontos de entrega voluntária (PEVs), ou via coleta seletiva municipal.
Para o secretário executivo da Coalizão Embalagens, César Faccio, a nova etapa do movimento “Separe. Não Pare” nas redes sociais segue com a missão de trazer informações que contribuam para conscientizar a população em relação ao que fazer com resíduo pós-consumo.
“Em um país de dimensões continentais, precisamos usar de todos os recursos disponíveis, físicos ou digitais, para levar informação acerca da separação de embalagens recicláveis, mostrando que é simples, acessível e necessária a participação da população na logística reversa que vai garantir que esse material volte a ser utilizado pelas empresas, num ciclo virtuoso”, destaca.
A realização e a divulgação dos conteúdos a respeito de reciclagem de embalagens pós-consumo será feita por meio de uma campanha digital, desenvolvida pela agência TV1 BrandPr no Facebook e no Instagram, além do portal informativo: www.separenaopare.com.br.
O foco do conteúdo será o passo a passo da separação e o descarte correto de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, dicas e curiosidades, entre outros.

Sobre a Coalizão Embalagens
A Coalizão Embalagens é formada por 14 organizações representativas do setor empresarial para a Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral (Acordo Setorial Federal) e hoje representa mais de 1300 empresas do país, que se uniram antes mesmo do acordo setorial de 2015.
Até o momento, já realizaram 4487 ações voltadas para capacitação, gestão, estruturação, adequação, implementação e melhoria contínua de 802 organizações de catadores, além de instalação e/ou operacionalização de 2082 Pontos de Entrega Voluntária (PEV).
Assim, reduziram o volume de embalagens dispostas em aterro em 21,3%. A organização da Coalizão Embalagens baseia sua atuação no tripé: Educação e Conscientização; Estrutura e Capacitação; e Cooperação.
Saiba mais aqui.