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Grandes marcas apostam na incorporação de matéria-prima reciclada

Publicado em: às 17:26 por: @ Sem categoria
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Grandes marcas apostam na incorporação de matéria-prima reciclada

Companhias como Gerdau, Coca-Cola e Unilever têm trabalhado para otimizar a reciclagem no país

Para que a reciclagem seja, de fato, proveitosa, é preciso que todos os atores envolvidos na cadeia cumpram suas responsabilidades. O consumidor deve separar e descartar os resíduos corretamente, os governos precisam definir boas políticas públicas, os fabricantes devem trabalhar para a otimização da logística reversa, a indústria recicladora deve investir em melhores processos de reciclagem e as novas matérias-primas geradas nesse processo precisam ser utilizadas novamente na cadeia produtiva.

Algumas grandes marcas mundo afora estão apostando alto na incorporação de materiais reciclados em seus produtos. Segundo matéria publicada no jornal Valor Econômico, a Solar Coca-Cola, que é a segunda maior fabricante da marca no país, deve dobrar o índice de garrafas plásticas feitas com resina reciclada nos próximos sete anos. Isso sem falar que, desde 2021, todas as embalagens de água tanto de 350 ml quanto de 500 ml envasadas pela empresa já são feitas integralmente com material reciclado.

Para conquistar essa meta, a companhia investe na criação de uma rede de parceiros. Hoje, com as 13 fábricas em operação, a marca já encaminhou cerca de 10 mil toneladas de plástico PET pós-consumo para a logística reversa. Tudo isso graças ao programa Recicla Solar, elaborado e posto em funcionamento pela empresa há aproximadamente dois anos e cujo investimento já soma R$ 4 milhões.

Além de trabalhar em prol da reciclagem, tanto encaminhando material para a indústria recicladora quanto utilizando o produto por eles gerado, a Solar Coca-Cola também investe nas embalagens retornáveis, que reduzem a quantidade de resíduos a serem descartados. A matéria do Valor Econômico declara que o mix de retornáveis da fabricante é de 29%, sendo que essas embalagens se mantém circulando por 14 ou 15 ciclos.

Outro bom exemplo é a Gerdau, que se consolidou como a maior recicladora de sucata da América Latina comprando, anualmente, milhões de toneladas de sucata ferrosa para, dentro de sua planta de gerenciamento e processamento, tratar o material para que ele volte a ser incorporado nos mercados de construção civil, agropecuária, automóveis, infraestrutura e energia.

Fornecedora oficial de aço do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que aconteceu no início de novembro, a companhia firmou uma parceria para intervenções no Autódromo de Interlagos focadas em reduzir as emissões de gases do efeito estufa no evento. O espaço recebeu aço 100% reciclável da Gerdau para montagens como, por exemplo, de um sistema fixo de estrutura para a transmissão audiovisual da prova. Essa estrutura percorria toda a pista e ficará de legado para o Autódromo.

A Unilever também tem metas agressivas para incorporação de plástico reciclado em suas embalagens. Em 2022 conseguiu a façanha de utilizar 27% de plástico reciclado pós-consumo nas embalagens de todas as marcas do portfólio brasileiro. Em alguns produtos específicos, como é o caso do ketchup Hellmann’s, a marca garantiu que já atingiu a marca de 100% de PCR nas embalagens, o que gera uma economia de 500 toneladas de plástico virgem por ano.

Dessa forma, é nítida que a demanda pela matéria-prima reciclada está crescendo no Brasil, com muitas fabricantes buscando incorporar esses itens reciclados em seus processos produtivos como parte de suas estratégias de ESG e principalmente de sustentabilidade.