Coalizão Embalagens

Setor de embalagens cresce e indústria busca soluções cada vez mais sustentáveis

Publicado em: às 18:37 por: @ Notícias
COMPARTILHE:
Setor de embalagens cresce e indústria busca soluções cada vez mais sustentáveis

O papel tem sido utilizado para embalagens diferentes e até mesmo para produtos líquidos

A produção de embalagens vem crescendo no Brasil impulsionada pelo crescimento do e-commerce e do delivery de alimentos que, segundo estudo da FGV, registrou aumento de 3,9% entre 2021 e 2022. Graças aos investimentos da indústria e aos processos de inovação, o mercado de embalagens se desdobra em busca de soluções cada vez mais sustentáveis. Hoje em dia, por exemplo, é possível ver embalagens de papel até mesmo para alimentos líquidos.

A Klabin, que tem uma área totalmente dedicada à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, está em constante busca do melhor aproveitamento da madeira e da confecção de soluções cada vez mais sustentáveis.

Vem dedicando esforços na pesquisa da celulose microfibrilada, substância derivada da celulose, que reitera as inúmeras possibilidades de fonte renovável existentes a partir das florestas plantadas de pinus e eucalipto, e avançando no fornecimento do material como insumo para a indústria de cosméticos.

Na Finlândia, a Suzano também está trabalhando arduamente na produção de fibra têxtil sustentável em escala comercial. A planta produzirá 1.000 toneladas por ano do material e, mais importante ainda, com emissão zero. Essa fibra é bastante atrativa, pois é feita a partir da celulose de árvores de eucaliptos certificadas da Suzano e possui uma pegada de carbono 74% menor durante o ciclo de vida, utilizando 99% menos água em comparação com a produção de fibras alternativas.

É importante observar que as indústrias estão atentas às inúmeras possibilidades de inovação para ampliar o potencial de reciclagem de suas embalagens.