Coalizão Embalagens

Por que apoiar ações que fortalecem a logística reversa?

Publicado em: às 17:35 por: @ Notícias
COMPARTILHE:
Por que apoiar ações que fortalecem a logística reversa?

Projetos como os desenvolvidos pela Coalizão Embalagens reforçam o sistema e promovem um tripé de benefícios

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei n° 12.305/2010), logística reversa é “um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Trata-se de um processo complexo, mas que vem avançando no Brasil graças ao empenho compartilhado de todos os atores dessa cadeia. Ao apoiar projetos como os da Coalizão Embalagens, que atuam para o fortalecimento e a expansão da logística reversa no Brasil, indústrias, importadores, distribuidores e comerciantes alinham-se com esse conceito e passam a atender aos chamados impostos pela legislação.

Mas as vantagens extrapolam o cenário corporativo e chegam, de fato, aos três pilares principais: benefícios sociais, econômicos e ambientais.

A Coalizão Embalagens, por exemplo, atua em todos os estados brasileiros desenvolvendo programas estruturantes que não levam apenas apoio às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, como também dá condições para que essas organizações possam caminhar sozinhas. Para isso, além de trazê-las para a formalidade, há investimentos sólidos em programas de gestão. Com todo o aprendizado que é levado para esses trabalhadores, eles conseguem otimizar sua atuação e ampliar o fluxo de trabalho, gerando mais empregos e renda.

Paralelamente, para que essas cooperativas possam contribuir com o aumento do índice de reciclagem da nação, elas precisam receber mais resíduos recicláveis para triagem e comercialização. Para tal, a Coalizão Embalagens também atua para educar e conscientizar a população sobre a sua importância no fluxo da reciclagem, separando e descartando corretamente seus resíduos. Esse contato com o cidadão brasileiro é feito por meio do Movimento Separe. Não Pare, que compartilha, em seu blog e nas redes sociais, informações e dicas sobre como tratar os resíduos.

Projetos como os da Coalizão Embalagens conseguem desenvolver todos os elos dessa complexa cadeia para a real ampliação da logística reversa no país. Hoje, o grupo já conta com representantes de uma boa fatia do mercado, mas a ampliação, abrangendo mais associações e indústrias, fortalece essa atuação que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, apoiou 563 entidades de triagem em 328 municípios brasileiros com cerca de 2.470 ações desenvolvidas durante 2020.